sexta-feira, 28 de março de 2008

Caminho de Santiago - Ispaster

De fato não pretendia fazer todo o Caminho de Santiago.

Imaginem que sao 800km. Equivale ir e voltar a Sao Paulo, a pé.
Num certo mapa de turismo mostra o caminho particionado. Então cada caminhada fica em torno de 20km por dia. Mas para vencer os 800 km em 20 dias, seria 40km por dia.
Caminhando de Lariz, onde meu anfitriao (!) tem um sítio, com uma extensao de um containner como casa, que dista 6,6km, demorei pela rota alternativa de Santiago, 2 horas. Tirei muitas fotos, apreciei o caminho, as casas e as poucas pessoas que vi nos campos.
Nessa época do ano não tem Viandantes fazendo o caminho.
Há a opção de fazer o rajeto em 40 dias, caminhando 20 km por dia. Para receber o Cetificado do Pererino oficial. Mas há certificados parciais.
O caminho é quase todo de terra. Numa largura que dá para passar de bicicleta ou moto. Carro não. Tem umas pontes de madeira, construidas com o maior cuidado e segurança. O caminho é lindo, ia dizer limpo, mas o ato falho escreveu lindo !!
Um pouco depois de Lariz tem uma construçao abandonada, toda em pedra que era uma fábrica de material de ferro.
Faziam ferramentas para o campo, complementos para embarcações e até armas. Fizeram uma represa no Rio Lea, onde puzeram um moinho. Pelo aspecto, a construção deve ter mais do que 400 anos. Está abandonada, mas tem foto num dos guias turísticos. O caminho passa por lá.
Outra opção é a rota que passa em Ispaster. Lá conhecemos um jovem de nome Diego. A casa dele tem cerca de 400 anos. Pode se avaliar isso pela espessura da base, certa de 1,5m. Tudo em pedra.
O Diego recuperou a casa onde fez um Salão com +/- 10 por 10 metros.
Um piso de tábuas corridas, uma decoraçao sutil.
Lá são ministrados cursos diversos, sendo que o de Dança Livre é o mais divulgado.
A casa faz parte de um Circuito Turístico que recebe jovens que circulam pela Europa, mas não é um albergue.
Lá conheci duas suecas, loiríssimas e bonitas que trocavam a estadia por algum trabalho. é assim que funciona a ocupaçao. Naquele dia comemos pão que elas tinham feito. Outros trabalham na terra, por exemplo.
O Diego fabricava Sidra, que é feita a partir de maçã (bota o til aí ou leia maçan).
Havia uma instalação no sótao, de porte razoável, onde era processada a matéria-prima da sidra até a fabricaçao e estocagem final.
Provamos o resultado de uma safra em 1999, quando pela primeira vez aqui viemos.
Aprovamos, com o nosso profundo conhecimento de Sidra !!!
Ao redor se encontra casas de idade semelhante.

O penúltimo Concerto com Harmônios foi numa igreja local, em Ispaster.
Só há 2 bares para celebrar o final do concertos, das missas ou para reunir a moçada local. (moçada, modo de dizer, pois a juventude de férias procura outros locais e parte faz universidade em Bilbao). Mas tem TV a cabo !!!!

Continua breve.

Joao Genuncio

Nenhum comentário:

Notícias de Pré-Viagem

Expedição é coisa de gente corajosa...
Há que se ter muita organização, pesquisa, atenção a detalhes, previdência, providências, ajuda, sorte, anjos pelo caminho para auxiliarem na solução dos empecilhos, e muita, mas MUITA disposição!!!

Felizmente, meus anjos andam a postos, meus amigos me dão a maior força e meus credores estão benevolentes!

Ficarei com saudades do Blake (meu fiel escudeiro e segurança nas caminhadas matutinas) e dos Udis VII e VIII (os meus peixes BETA que me adoram, ainda mais quando dou comidinha a eles).

Ah, ficarei com saudades da Família também!!!

A mala vai abarrotada de partituras e apetrechos (os quais eu nem imaginava que um dia consideraria imprescindíveis na modernidade) ... um Pen-drive, um MP4, uma Sony cybershot, mil cabos e carregadores.

Espero manter o Blog atualizado e os Álbuns do Flickr cheios de novas imagens.

Acompanhem esta VOLTA AO MUNDO em 180 dias.

Volto logo!